sábado, 24 de dezembro de 2016

A NECESSIDADE DAS AFLIÇÕES NA VIDA DO CRISTÃO ~ JOELSON GALVÃO


A NECESSIDADE DAS AFLIÇÕES NA VIDA DO CRISTÃO


“Extraordinárias aflições nem sempre são punições de pecados extraordinários, mas às vezes elas são as provações de extraordinárias graças”. (Matthew Henry – Comentário em Jó 8:1-7)

Se as aflições são necessárias para este mundo em geral, consequentemente, elas também são necessárias para o povo de Deus também. E isto é pelo simples motivo de que enquanto estivermos neste mundo ainda seremos pecadores. Somos afligidos porque somos pecadores. 
Porém, o cristão é tratado por Deus de um modo diferente quando comparado com o não cristão, apesar de ambos estarem sujeitos a aflições. Deus tem um propósito especial para as aflições do Seu povo, diferentemente do não cristão. Por quais motivos o povo de Deus é afligido então? 

A) CORREÇÃO – Deus corrige a seus filhos, pois são estes a quem Ele ama (Hebreus 12:7-9; Apocalipse 3:19). Com isso não queremos dizer que toda aflição é necessariamente a correção por causa de um pecado específico, mas estamos dizendo que as aflições podem também ser correções de Deus.

B) PROVAÇÃO – Deus prova todos aqueles que professam amá-lo para tornar evidente o que de fato está no coração destes. Muitos estão amando a Deus apenas quando está tudo bem, mas os que verdadeiramente amam a Deus continuarão a amá-lo mesmo diante das aflições (1 Pedro 1:6-7; Mateus 13:20-21; Jó 1:8-11 com 1:20-21). 

C) SANTIFICAÇÃO - Deus permite que o Seu povo passe por provações e aflições para ficarem cada vez mais livres do pecado, isto é, para que não pequemos ainda mais contra Ele, mas para que sejamos exercitados em santidade e cresçamos espiritualmente em todas as coisas (2 Coríntios 12:1-10; Hebreus 12:10; Romanos 5:3-5; Tiago 1:2-4; 1 Pedro 1:7).

D) PARTICIPANTES DE CRISTO – Deus usa as provações e aflições para nos fazer participantes de Cristo, isto é, de tudo o que pertence a Cristo, primeiro de suas aflições e, depois, de Sua glória (1 Pedro 4:13; 2 Coríntios 1:3-7; Filipenses 1:29; 2 Coríntios 4:17-18). 

A ansiedade pode ser vencida. Isto pode e deve ser feito para a glória de Deus e para o bem de nossa vida como um todo. Isto trará também um grande bem para todos aqueles que estão ao nosso redor, nossa família, irmãos e amigos. Concluímos com mais alguns textos bíblicos:

“Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor”. 
(Salmos 31:24)

“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”. 
(Salmos 27:14)

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. 
(Efésios 6:10)

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.
(Josué 1:9)

“Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”.
(Isaías 41:13-14)

Que o Senhor, pois, nos fortaleça!
Amém!


************************************************************



UMA IMAGEM QUE REPRESENTA O TERROR DOS ÍMPIOS
"Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelhossangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta – havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza".
Edvard Munch (pintor norueguês - 1863 — 1944)
Autor do quadro "O Grito"
Aos trinta anos Munch pinta "O Grito", considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos.
Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.
FONTES