sábado, 21 de março de 2015

AS MARCAS DA VERDADEIRA IGREJA (3/5) ~ WES BREDENHOF


PRATICA A PURA PREGAÇÃO DO EVANGELHO 
 MANTÉM A PURA ADMINISTRAÇÃO DOS SACRAMENTOS
EXERCITA A DISCIPLINA 


CONFISSÃO BELGA
[ http://www.arpav.org.br/arpav/index.php?option=com_content&view=article&id=71:confissao-belga-1561-guido-de-bres&catid=42:confissoes-e-catecismos-reformados&Itemid=70 ]


ARTIGO 29 

As marcas da verdadeira e da falsa igreja
Cremos que devemos distinguir, pela Palavra de Deus, com diligência e muito cuidado, qual é a verdadeira igreja, pois todas seitas que há hoje no mundo arrogam para si o nome de igreja.1 Não falamos aqui dos hipócritas que se misturam aos fiéis da igreja, pois embora participem visivelmente da igreja não fazem parte dela.2 Mas falamos do corpo e da comunhão da verdadeira igreja que se deve distinguir daquelas seitas que se dizem igreja. A Igreja verdadeira é reconhecida pelas seguintes marcas: Ela pratica a pura pregação do evangelho;3 mantém a pura administração dos sacramentos segundo Cristo os instituiu;4 exercita a disciplina na igreja para a correção e punição dos pecados.5 Em síntese, governa a si mesma segundo a pura Palavra de Deus,6 rejeita tudo o que lhe for contrário7 e tem Jesus Cristo como único cabeça.8 Assim se reconhece com certeza a verdadeira Igreja, e ninguém tem o direito de se separar dela. Os que pertencem à igreja devem ser reconhecidos pelas marcas dos cristãos: eles crêem em Jesus Cristo como o único Salvador;9 fogem do pecado e buscam por justiça;10 amam o verdadeiro Deus e o seu próximo11 sem se desviar para a direita nem para a esquerda; e crucificam a carne com as obras delas.12 No entanto ainda permanece neles uma grande fraqueza à qual combatem, pelo Espírito, todos os dias das suas vidas.13 Apelam continuamente para o sangue, sofrimento, morte e obediência de Jesus Cristo no qual têm a remissão de seus pecados, por meio da fé nEle.14 A falsa igreja, contudo, atribui mais autoridade a si mesma e às suas ordenanças do que à Palavra de Deus; não quer se submeter ao jugo de Cristo;15 não administra os sacramentos conforme Cristo ordenou em Sua Palavra, mas acrescenta e sub- trai deles o tanto que lhe convém; baseia-se mais nos homens do que em Jesus Cristo; persegue aos que vivem de maneira santa, segundo a Palavra de Deus, e aos que lhe repreendem os seus pecados, cobiça e idolatrias.16
Pela distinção uma da outra, é fácil conhecer essas duas igrejas.
1. Ap 2.9. 2. Rm 9.6. 3. Gl 1.8; 1Tm 3.15. 4. At 19.3-5; 1Co 11.20-29. 5. Mt 18.15-17; 1Co 5.4, 5, 13; 2Ts 3.6, 14; Tt 3.10. 6. Jo 8.47; Jo 17.20; At 17.11; Ef 2.20; Cl 1.23; 1Tm 6.3. 7. 1Ts 5.21; lTm 6.20; Ap 2.6. 8. Jo 10.14; Ef 5.23; CL 1.18. 9. Jo 1.12; 1Jo 4.2. 10. Rm 6.2; Fp 3.12. 11. 1Jo 4.19-21. 12. Gl 5.24. 13. Rm 7.15; GL 5.17. 14. Rm 7.24, 25; 1Jo 1.7-9. 15. At 4.17, 18; 2Tm 4.3, 4; 2Jo .9. 16. Jo 16.2.

AS MARCAS DA VERDADEIRA IGREJA (3/5)
Wes Bredenhof

Parte 3 de uma palestra sobre artigo 29 da Confissão Belga para o Encontro da Fé Reformada (Recife) no dia 1 de novembro 2013.
E observem que também conectado à pregação do evangelho está a administração dos Sacramentos.  Alguns até já descreveram os Sacramentos como uma pregação visual do evangelho. Os Sacramentos nos propõe a mesma mensagem porém com a mídia distinta. Na pregação, nós escutamos palavras; nos Sacramentos, nós vemos, tocamos, experimentamos selos e sinais. E percebem que selos e sinais também nos testificam a respeito do trabalho de Cristo. O Batismo simboliza e sinaliza a respeito da lavagem dos crentes através do Espírito de Cristo, a Ceia do Senhor simboliza e significa a morte do Seu Salvador e do Seu Sangue, o seu corpo quebrado e o seu sangue vertido por você e por mim. Tudo nos Sacramentos nos orienta também para a direção do evangelho.
Então a verdadeira igreja de Cristo também irá fielmente administrar todos esses Sacramentos, isso significa que vai ser administrado o Batismo com água pura para os crentes e para os filhos dos crentes. E eu entendo que esse ponto específico pode ser controverso para alguns. E eu também não tenho tempo para articular uma defesa longa do Batismo Infantil. Mas existem diversos pastores reformados e presbiterianos aqui e sei que se você perguntar a eles, eles estarão disponíveis para falar com você sobre esse assunto. Também, o Batismo sendo administrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é um mandamento de Cristo. Batismo é administrado uma vez somente! Se Batismo diz respeito às promessas de Deus; consequentemente, isso é o evangelho que nos está sendo pregado. Então, uma vez só é suficiente! Deus simplesmente não mente.  A administração fiel dos Sacramentos inclui, obviamente, a Ceia do Senhor. Crentes comendo o pão e bebendo o vinho à medida que ali estão sendo alimentados por Cristo. Uma simples celebração rememorando aquilo que Cristo fez! Exatamente, como Cristo assim o instituiu.
E aqui, mais uma vez, nós podemos nos questionar como é que as nossas igrejas estão se comportando ou executando essa área. Nós temos, de forma fiel, administrado os Sacramentos? E essa pode ser uma pergunta não fácil de ser respondida! Porque simplesmente não é muito difícil você pegar um punhado de água, colocar na cabeça de alguém e dizer: “você está batizado em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo”. E também não é difícil imergir alguém e simplesmente ele está batizado. E também não é difícil simplesmente comer um pedaço de pão e beber (de) um cálice de vinho. Essas são coisas que em si são fáceis de serem feitas. Mas, talvez, existem outras áreas específicas que estejamos escorregando; isso não quer dizer que estamos de fato escorregando; mas, no mínimo está potencialmente ai. E isso é porque na igreja estão sempre presentes homens falíveis, pecadores.
A Confissão Belga nos ensina que a igreja é composto por um corpo misto: Rm 9:6 "porque nem todos os que são de Israel são, de fato, Israelitas”. É exatamente isso que confessamos nas Escrituras. Do mesmo jeito que, no Antigo Testamento, havia aqueles que tinham o seu coração incircunciso, dentre os seios dos judeus; também existem no Novo Testamento àqueles que não fazem parte da igreja. Mas mesmo assim, de forma exterior eles fazem parte da igreja. Esses são chamados os hipócritas; são as pessoas que usam uma máscara na igreja, são os atores. Eles conseguem utilizar o Sacramento do Santo Batismo quando eles secretamente vivem em pecado. Eles podem estar participando da Ceia do Senhor, quando em secreto cultivam uma vida pecaminosa. Você percebe que a igreja pode administrar os Sacramentos de forma fiel; mas não necessariamente todo mundo que está na igreja irá receber os Sacramentos de forma fiel. E obviamente quando este tipo de falha está presente tem um efeito de detrimento para a vida da igreja. E obviamente que hipocrisia é algo difícil de se lidar dentro da igreja porque pela sua própria natureza a hipocrisia está escondida. Nós podemos até suspeitar dela; mas queremos ser caridosos com nossos irmãos e irmãs. Se eles clamam serem cristãos, queremos tomar aquele clamor, aquela  afirmação de acordo com o que ela diz. Mas no seu ministério da Palavra, a igreja tem a obrigação de chamar a atenção daqueles que são hipócritas e colocá-los à prova. E deixa eu fazer isso agora.
Se você está vivendo em hipocrisia, se você está vivendo uma vida não arrependida e pecaminosa, se você tem mantido a prática de pecados que você ama tanto, e você simplesmente, se recusa a abandonar aquele pecado; você se recusa a se arrepender, você está debaixo da ira de Deus. Você não pode ser salvo, se você não se desviar, se você não se apartar do pecado, e simplesmente odiar o pecado. E fugir para Cristo para a segurança. E é exatamente ao tomar os Sacramentos, e ao mesmo tempo, persistir  em seu pecado, você está trazendo grande dano para você mesmo, e acumulando o julgamento de Deus sobre você. E não somente isso, mas você está causando grande dano para a sua igreja, Acã cometeu um pecado secreto, ele sim era um hipócrita, ele se passava por um cidadão Israelita de respeito, enquanto os tesouros de Jericó estavam lá enterrados na sua tenda e ninguém sabia disso; mas Deus sabia. E o que aconteceu é que o castigo de Deus caiu sobre toda a nação de Israel, a igreja no AntigoTestamento. E o mesmo tipo de coisa aconteceu na Igreja de Corinto no Antigo Testamento; em I Co 11, você pode ver o que aconteceu lá.
Continua…